janeiro 29, 2013

Matéria de: ,

Stop Motion: Superprodução ou criatividade?

   Como já supracitado nos posts anteriores do Designers On, o design e suas evoluções estão presentes na vida de cada um de nós, seja na roupa que vestimos ou no desenho da planta de nossa casa. E até mesmo você, amigo leitor, que vive sob um viaduto, saiba que o mesmo também tem seus traços peculiares. Pois é, o design está presente em tudo, em coisas que nem nos damos conta. Como por exemplo um origami. Cada maneira que você dobra o papel, resultará em uma forma diferente ao final. Até mesmo num Stop Motion, aquele clipe bonitinho que parece ser superficial e no máximo pode te fazer refletir, temos a presença da evolução do design. Porém, um dois maiores avanços do setor nos últimos anos se deu pela expansão do 3D.
   E se fizéssemos um stop motion tridimensional, usando origamis? Pode até ficar muito bom, mas não será original. A Toshiba, (sempre toshiba!) fez um comercial, meses atrás, pra divulgar sua nova televisão 3D, exatamente dessa forma. E ficou fantástico!
  
   Embora seja curto, a criação de um  stop motion como esse leva horas de incessante trabalho, tanto na projeção e idealização, quanto nos leves deslocamentos dos objetos. Claro que ao ver o resultado, todo o esforço terá valido a pena. Abaixo temos o vídeo do making-off dessa propaganda.
   Hoje já temos softwares específicos para a edição de Stop Motions, assim como na produção de um, é montado um mini-estúdio. Da mesma forma que ainda é possível fazer animações super criativas em casa, usando a camera do celular, qualquer aplicativo destinado a isso (há uma gama de gratuitos) e, principalmente, criatividade. Esta é a máxima no design: Criatividade. Com muito pouco, você pode criar algo diferente e que atraia visibilidade. Então invista neste mundo do design, você pode ganhar reconhecimento e com certeza, estará contribuindo para as artes modernas.

0 comentários:

Postar um comentário