agosto 10, 2010

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Twitter mais valem boas conexões do que muitas

Fundador diz que PeerIndex pode funcionar como Páginas Amarelas

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Pesquisa de um novo serviço chamado PeerIndex – que analisa o fluxo de informações por meio do microblog – revela que não importa o número de seguidores que alguém tem no Twitter, mas como o dono do perfil os influencia. Usuários que têm poucos seguidores podem ter muita influência em algumas áreas, principalmente nas que dominam, revelou a revista de tecnologia TechReview nesta segunda-feira (9).


O fundador do PeerIndex, Azeem Azhar, que até pouco tempo atrás era chefe de inovação da agência de notícias Reuters, diz que o serviço pode funcionar como uma espécie de Páginas Amarelas.Por exemplo, o PeerIndex poderia ajudar uma empresa a encontrar pessoas para um projeto específico ou empresas de Relações Públicas a espalharem notícias da forma mais ampla e eficiente possível.


– O jeito como uma pessoa ou empresa descobre quem é uma autoridade em um assunto é lento e caro. Nós tornamos tudo mais fácil.
O Twitter publica estatísticas que mostram quantas pessoas um usuário segue e quantas o estão seguindo. Esses números são usados por outras empresas para criar rankings simples de quem tem mais seguidores, cujos donos são celebridades com milhões de fãs. Outros rankings contam o número de vezes que a mensagem de alguém é retwittada para gerar melhores medidas de influência.


Segundo Azhar, “esses índices são muito bons em identificar quem, em uma festa, por exemplo, é capaz de causar bochicho em torno de si”, mas não especialistas que são muito influentes em suas áreas de atuação. Ele explica que o serviço olha para as informações contidas nas twittadas e como elas se espalham, para encontrar autoridades em áreas específicas – o que fornece uma medida de influência mais sutil.


Por exemplo, a lista de autoridades em mudança climática gerada pelo PeerIndex é muito diferente de outra sobre negócios na Índia, e essas duas listas são diferentes do que se obtém ao filtrar a lista dos maiores twitteiros de cada assunto.
Azhar conta que “se você usar esse método, um usuário cheio de seguidores só precisa dizer algo umas poucas vezes para se tornar uma autoridade em um tópico”. 


O PeerIndex é baseado em um banco de dados de twittadas colhidas no microblog, atualmente escritas por dois milhões de pessoas. O serviço conecta todos esses usuários em uma rede ou gráfico, de acordo como os dados das twittadas são compartilhados entre eles. Depois, o serviço rastreia o fluxo de informações sobre um assunto específico ao observar como os links, as palavras ou as frases são reutilizadas pelos outros.


Fórmulas matemáticas como essas podem revelar as pessoas que introduzem novas informações sobre um tópico especifico que se espalha amplamente – esses twitteiros são são considerados autoridades naquela área.


A atual gama de tópicos vai da renovação urbana ao capital de risco, mas, no futuro, os usuários poderão definir os tópicos.

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