agosto 15, 2010

Matéria de: , ,

Redes sociais e acesso pelo celular

Mariana Cardoso Campos/AE

O colunista André Sartorelli, do R7, ressalta o crescimento de uso da internet pelos jovens, todo seu material esta sendo ressaltado aqui.

Mesmo enfrentando incertezas, como a "bolha da internet", que ocorreu no início da década e afetou as empresas com negócios na web, a internet não parou de crescer no Brasil. Um histórico do crescimento da internet no país, apresentado em Sâo Paulo nesta quinta-feira (12) durante o evento 15 Anos da Internet no Brasil, promovido pelo IAB Brasil, mostrou que a popularização da internet foi impulsinonada pelas redes sociais (como o Orkut e o Youtube), o que causou uma mudança no perfil e nos hábitos dos usuários. 

Fábia Juliasz, diretora executiva de negócios do Ibope Media para a América Latina, citou o crescimento da web em meio a popularização das redes sociais em todo o mundo e contou como deve ser o futuro da rede.
Mesmo com a crise que afetou as empresas envolvidas com negócios na web, Fábia explicou que a quantidade de usuários continuou crescendo.

- Fomos de 10 milhões de usuários e a quantidade não parou de crescer. Hoje são mais de 65 milhões em todo Brasil.
Ela disse que o perfil do público também passou por mudança. Por volta do ano 2000, o público era mais velho e com alto poder aquisitivo. Atualmente, temos um público com idade média mais jovem.
Os hábitos são muito diferentes na comparação com a década passada, de acordo com a pesquisadora.

- Há uma década, a web era um recurso usado principalmente durante o fim de semana. A audiência tinha seu pico no domingo. Hoje, durante toda a semana a audiência tem uma certa estabilidade.
Fábia contou alguns fatores importantes que contribuíram para aumentar a quantidade de internautas no Brasil. Ela citou a criação do Orkut em 2004 e a popularização do YouTube a partir de 2006. Mais recente, ela citou o Twitter, rede de troca de mensagens que cresce muito no país.

- O perfil médio de quem usa redes sociais ainda é adulto, a maioria acessa a rede social mais que uma vez por dia, principalmente de casa. A novidade recente é que as redes sociais não são tão acessadas nas LAN houses como se pensava. Esses usuários acreditam que as redes sociais são um meio de se informar.

O crescimento da internet permite novos tipos de leitura, segundo Fábia. - No Brasil, mais de 90% das pessoas têm celular e os serviços para serem acessados de qualquer lugar devem crescer muito.

0 comentários:

Postar um comentário