Foi achado, por paleontólogos brasileiros, fósseis de um tubarão pré-histórico, e o mais curioso, esta espécie achada nunca tinha sido catalogada.
O tubarão é chamado de Planohybodus marki, que parece não ter outro nome além do científico. Ele foi encontrado na bacia de Lima Santos à 100 Km do norte do Araripe, no sertão cearense. De acordo com os pesquisadores, foi um rio muito extenso á 130 milhões de anos atrás.
(clique na imagem para ampliar)
O tubarão teria 1 metro de cumprimento e poderia muito bem ser confundido com um tubarão de água salgada. Mas, segundo o paleontólogo Felipe Pinheiro que trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), este tubarão possuí vários aspectos diferentes, principalmente, um posicionamento da boca um pouco diferente dos atuais. [Para ver melhor a explicação, leia aqui]
Para descobrir a espécie, foi necessário analisar os dentes deste tubarão (imagem acima), que foi o melhor fóssil do animal que pode ser analisado.
Esta espécie só é considerada rara na América do Sul no qual, só foram reconhecidos dois no Brasil. Mas, isto não torna a pesquisa irrelevante, já que, com a descoberta desta espécie, será possível conhecer melhor a mudança de uma espécie de água doce com uma de água salgada; além de poder procurar outras espécies de tubarão e outros tipos de peixes.
Também fundamental para entender melhor como foi a separação entre a América e à África, que estava acontecendo naquele tempo remoto.
0 comentários:
Postar um comentário