fevereiro 20, 2013

Matéria de: ,

O porque da queda de tantos corpos estranhos na Terra

  Olá amigos da nave crazy do Wukne! Ano passado foi um período em que os tópicos relacionados à astronamia giravam sempre em torno da previsão maia e toda aquela baboseira de apocalipse. Enfim, quando parecia que o foco astronômico seria na ciência, por ironia do destino temos a queda de um meteoro, na Rússia, outro avistado nos EUA e hoje "bolas de fogo" foram vistas cruzando o céu brasileiro. Mas como o assunto dos meteoros ficou altamente desgastado, falaremos sobre um outro fenômeno. Não chega a ser uma particularidade do ramo astronômico, ele tem e muito, de meteorologia, uma vez que se forma já na porção terreste do céu. A história é longa, e vamos contá-la por partes:
   Embora seja um evento que já acontecia no princípio do século XX, ele tem se tornado mais frequente nos últimos dez anos. Uma explicação para isso seria o aquecimento global. Mas afinal de contas, do que estamos falando? Bom, se trata de uma imensas bolas de gelo, uma espécie de granizo, porém com proporções bem maiores. Seu nome é Megacryometeors, ou Megacriometeoros. E a queda destes Megacriometeoros não causa danos da dimensão de um meteoro, mas faz muito mais estrago que um granizo. 
http://www.elportaldechari.com/wp-content/uploads/2009/01/car_megacryometeor_january20071-300x198.jpg
Megacriometeoro cai nos EUA e danifica automóvel
   Mas de onde vem essas bolas de gelo? Do espaço? As chances são mínimas, visto que tudo que penetra na atmosfera entra em chamas, portanto essa bola de gelo derreteria. Mas se não é do espaço, elas vêm das nuvens? Outra possibilidade difícil de acreditar. Pois assim que o gelo tivesse o tamanho de uma bola de golfe, no máximo, já cairía, visto que o ar quente que o empurra para cima já não suportaria. Portanto para esse gelo ter o tamanho de uma bola de basquete, só mesmo um milagre. 
   A única explicação plausível  ou até mesmo a única teoria para tal fenômeno é que com o aquecimento global, o nível de vapor na atmosfera vem crescendo cada vez mais. E ocorre uma espécie de osmose, onde esse vapor sai do meio mais concentrado (no caso a parte mais baixa da atmosfera) para o meio menos concentrado (no "topo" da atmosfera).  Logo, este gelo que se encontra bem alto na atmosfera, acaba entrando em contato com o meio exterior à ela, sendo este meio altamente frio, o vapor logo se solidifica. Não o suficiente para termos pedaços de gelo com metros de tamanho, mas o necessário para criar estes pedaços de gelo no tamanho de bolas de basquete.
   E pra quem pensa que isso é um mal exterior, já podem começar a ficar preocupados já tivemos a queda de um megacriometeoro em 2009, na cidade de Catanduva em São Paulo. Sendo este um mal advindo do aquecimento global ou não, é fato que a emissão de CO2 na atmosfera apenas nos trará eventos até então desconhecidos e de enorme periculosidade para a vida na Terra.
 

0 comentários:

Postar um comentário