Hoje falaremos de algo que todo mundo gosta: Música. Mas poxa, logo no Designers On? Sim! Não vamos falar sobre a música em si e na verdade as artes que envolveram álbuns que pelo conjunto da obra se tornaram grandes clássicos, tanto do Rock quanto do Pop: New Wave, Indie Rock, enfim, toda a gama existente de estilos musicais. Não vamos enfatizar no conteúdo do álbum, se foi bom ou se foi ruim. O
que nos interessa aqui é apenas a arte.
Também citaremos os logotipos
mais geniais de bandas, criados até hoje. Importante destacar também que
nem todas as melhores capas tiveram um melhor design. Temos com certeza
a mais genial de todos os tempos, na minha humilde opinião, que são
quatro broders lá da Inglaterra caminhando sobre uma faixa de pedestre. Não é isso que vamos enfatizar.
Pink Floyd - Dark Side of the Moon
Começamos já com um clássico. Lançado em 1973, é o oitavo álbum da banda de Rock Progressivo, oriunda do Reino Unido, Pink Floyd. Na capa temos um prisma, que ao ser atingido por um feiche de luz, transforma o mesmo em um arco-íris. Foi realizado para ser algo simples e marcante. Se foi simples, não sei, mas estou convicto que foi marcante.
Beastie Boys - Licensed to III
Não se enganem, jovens! Embora possa parecer, não há nada de obsceno na arte deste álbum, lançado em 1986 pelos Beastie Boys. O que possivelmente possa remeter ao órgão sexual masculino é na verdade a cauda do Boeing 727. Criativo, não?
Supertramp - Breakfast in America
Ele foi baseado no código de Baudot, que era a transmissão de mensagens telegráficas, através de séries de 0. Essa imagem que os amigos vêem, se interpretada pelo código de Baudot temos justamente o título X&Y. E não foi só a capa que foi genial, a lista de músicas inovou bastante!. Ao invés do monótono sistema de alinhamento por ordem numérica, as faixas de 1 a 6 foram acrescentadas de um X à frente (X#). Nas de 7 a 12, temos o Y (Y#). Formando portanto, o título do álbum, X&Y. Algo parecido com a imagem abaixo.
Lançado em 1979, o álbum de maior notoriedade da banda britânica retrata a cidade de Nova York vista da janela de um avião. No caso a estátua da liberdade foi substituída por uma garçonete com um suco de laranja na mão, ilustrando bem o título do álbum.
Smashing Pumpkins - Mellon Collie and the Infinite Sadness
0 comentários:
Postar um comentário