janeiro 21, 2013

Matéria de: ,

O passado, presente e futuro do design

 Nos últimos 10 anos, nos quais nosso mundo passa por uma série de grandes transformações, mesmo sem nos darmos conta, a internet tem se tornado cada vez mais imprescindível na nossa vida. E com a internet, temos a renovação e criação de tendências e conceitos. E resultando da constante troca de informações disponível graças ao advento da internet (projeto Fantástico), hoje conceitos como Hi-Tech, Design e Justin Bieber estão fixos em nossas mentes.  

 Quanto a design, as definições mudam de pessoa para pessoa. O termo pode estar relacionado à moda (vestuário) como também pode estar relacionado aos famosos photoshopers. Mas saiba que design designa de muito tempo atrás, desde quando o homem (ou a mulher?) pintava na parede da caverna. 

 Bom, o tempo passou e eu sofri calado as ferramentas nas quais o homem utilizava para expressar seus sentimentos evoluíram. Desde os pincéis que eternizaram Mona Lisa até o básico editor de imagens da Microsoft, o Paint. Surgiu então o tão aclamado Adobe Photoshop, que revolucionou o mercado de editores de imagens.

 Mas a tendência no ramo, HOJE, são os aplicativos para dispositivos móveis. Dentre eles, destacamos alguns:
Adobe Ideas
Da mesma marca do conceituado Photoshop, que também tem sua versão mobile, temos o Adobe Ideas, que consiste, basicamente, em
captar e explorar idéias em qualquer lugar que você vá. Adobe Ideas é um companheiro ideal para as aplicações de design profissional da Adobe, incluindo Adobe Illustrator e o já citado Adobe Photoshop.




 
iFontMaker
 É o primeiro editor de fontes exclusivas para iPad. Nele você cria sua própria fonte manuscrita e pode salva como arquivo TTF, podendo assim, utilizar de sua caligrafia seu até desktop ou outros dispositivos.




Keynote
 Este aplicativo, exclusivo para iPad, é considerado o melhor para realizar apresentações de SlideShows e etc. É muito utilizado também por publicitário, na divulgação de seus produtos.

 


 Bom, já foram citados o passado e o presente do design. Mas e o futuro, o que nos reserva? Tudo indica ser algo portátil. Podemos ver na evolução que já ocorre hoje, com os aplicativos para os dispositivos móveis. Mas qual seria o próximo passo disso?
Displair, em uma feira de tecnologias em 2013
 Não há nada de concreto, nem pode-se afirmar que essa tecnologia vá pegar um dia, mas foi apresentado recentemente, em uma feira de tecnologia (CES 2013), o Displair (Display-air), que consiste, basicamente, em uma tela que é constituída apenas de vapor. Sensores e câmeras ajudam a captar todo movimento realizado pelo usuário, causando uma precisão impressionante.

  Você se imagina retocando as fotos da viagem à praia, simplesmente deslizando o dedo sobre um vapor? Pois uma coisa é certa, o mundo não tem água potável o suficiente pra ficar editando suas imagens o dia inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário