janeiro 24, 2013

Matéria de: ,

Tecnologia Watson: A medicina e a cura no seu Smartphone!

  A única coisa pior que ficar doente, é ficar doente a ponto de ser necessário ir a um médico, especialmente um hospital. E no caso, a pior das situações, veio com a evolução do mundo. No século passado, cada família tinha seu médico de preferência e quando sentissem qualquer sintoma, iam ao encontro desse médico e não ao tão evitado hospital. 
   Não tem  como evitar ficar doente (na verdade tem, por isso não andem descalços, crianças!). Mas já pensou num futuro em que seu médico de confiança é seu Smartphone? Embora pareça muito distante, a evolução da programação e dos dispositivos móveis estão nos aproximando desta realidade. É o que propõe a IBM, empresa americana voltada ao setor informático. 
   Embora essa tecnologia ainda não tenha data para lançamento, visto que ainda falta um longo caminho pela frente, ela já tem nome. Tecnologia Watson, vindo do Watson, nome do computador mais potente do mundo, e que seria o servidor para essa tecnologia, que demandaria rapidez no processo, até porque um paciente pode não ter muito tempo para esperar. E o computador precisa ser superpotente também pelo fato de que a análise de sua possível doença depende de uma enorme combinação de dados, combinação esta, que seria realizada pelo computador Watson.
   A tecnologia funcionaria basicamente assim: Você sofre uma picada de aranha e não percebe, apenas descobre o ferimento depois, por exemplo. Daí você tira uma foto do ferimento e envia por meio de um aplicativo feito especialmente para isso. O computador Watson faria a análise da imagem, e com os dados que ele tem e já teve de outras experiências, conseguiria te informar se é uma simples picada de mosquito ou, no caso, algo mais grave, como a picada de uma aranha. Então o aplicativo te guiará pela melhor alternativa, como usar uma planta nativa do lugar onde você está para não infeccionar o a picada.
   É esperando também da tecnologia, em casos onde a imagem não pode ajudar (gripe, por exemplo), você informe tudo que está sentindo. Desde dores no corpo, a desconfortos respiratórios. O Watson fará a combinação destes sintomas, como tags, e associará à doença que mais se aproximou. Então ele indica que você vá ao médico, ou se pode ficar em casa, para aliviar a situação dos hospitais públicos superlotados, porque o que você tem não passa de um resfriado.
   Pode ser que com a aprimoração desta tecnologia, você seja avaliado e diagnosticado, e mesmo em casos de doenças mais graves, o próprio aplicativo emita uma receita médica, e basta você ir até a farmácia mais próxima, ou se possível um delivery, e terá a solução para seus problemas.
   Esta é a tecnologia Watson, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas ao que tudo indica, dará certo e revolucionará a maneira como tratamos uma doença.

0 comentários:

Postar um comentário